Imprensa

Noticias

Geral

IQEAL: Educação tem o melhor índice de Alagoas

Por Assessoria - publicado em 31 de Outubro de 2024 às 07:01:19

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, divulgou o resultado do Índice Estadual de Qualidade Educacional de Alagoas (Iqeal) - um instrumento avaliativo da qualidade do ensino-aprendizagem e alfabetização. O ranking divulgado no Diário Oficial aponta Santana do Mundaú no topo dos 102 municípios alagoanos.

“A valorização permanente dos nossos profissionais, aliado aos investimentos estruturantes, têm nos garantido feitos nunca antes vistos na história do nosso município. Ficar em 1º lugar na apuração do Índice de Qualidade Educacional (Iqeal), atesta a qualidade da educação; e, com isso, também melhoramos a arrecadação do ICMS que será destinado para o aprimoramento das nossas ações”, explicou a secretária Daniele Márcia.

“A maior obra que um gestor pode deixar, é o investimento em conhecimento e aprendizado; isso ninguém vai tirar dos nossos estudantes. Desde quando assumimos, caminhamos a passos largos para as conquistas que hoje atestam nosso município como a melhor educação do estado; e também uma das melhores do Brasil. No IDEB de 2023, nosso ensino fundamental atingiu a maior média de Alagoas; e nos anos finais, somos o primeiro lugar a nível nacional. Além disso, temos três escolas entre as 12 melhores do país, somos o município mais alfabetizado do estado; e, agora, recebemos mais esse resultado, onde somos o 1º lugar na avaliação do IQEAL. Seguiremos tratando a educação com prioridade, focando em investimentos que garantam a essa e a futuras gerações, o acesso permanente à um ensino de qualidade”, destacou o prefeito Arthur Freitas.

O Iqeal – O Índice de Qualidade Educacional em Alagoas (Iqeal) mede a qualidade da educação nos municípios alagoanos. O índice leva em consideração indicadores de qualidade, acesso e estrutura pedagógica e física das escolas, além da permanência do aluno em sala de aula, dos recursos investidos e da melhoria nos resultados de aprendizagem e alfabetização, a fim de garantir equidade aos estudantes de diferentes níveis socioeconômicos.

O ICMS Educação foi instituído por lei em 2019 e coloca a educação como um dos critérios do cálculo do repasse do imposto para as cidades alagoanas. O indicador de educação corresponde a 15% do valor constitucional, sendo que, desse total, 10% são vinculados aos indicadores da rede municipal, enquanto 5% seguem o Ideb.

Notícias relacionadas