Levantamento de site aponta que nosso município teve menor índice de homicídios dos últimos 4 anos

Por Assessoria com site BR104 - publicado em 17 de Janeiro de 2020 às 13:00:51

Segundo publicação veiculada nesta sexta-feira (17) pelo site BR104, a queda registrada no número de assassinatos no nosso município em 2019 é a maior em 4 anos. Baseado em informações oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado, colhidas pelo núcleo de jornalismo do veículo de comunicação, a cidade reduziu em 86,6% a ocorrência de homicídios dolosos no último quadriênio (2016–2019). Estão contabilizadas no levantamento as vítimas de homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte - sendo possível constatar um cenário de mudanças positivas com relação ao número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs).

Os dados levantados pelo portal apontam que em 2016, foram contabilizados 15 mortes, seguido de 7 em 2017. O ano de 2019 foi encerrado com 2 mortes, uma redução de 50% quando comparado com 2018, em que foram registrados 4 casos. Um outro fato importante foi em relação a feminicídio, que no último quadriênio, apenas 2 casos foram registrados.

O prefeito Arthur Freitas pontuou que a redução dos índices negativos, se dá ao trabalho permanente de investimentos nas áreas de infraestrutura, segurança, e também na educação. Para ele, além da parceria com o Governo do Estado, os recursos aplicados na iluminação pública, no circuito de videomonitoramento, além da redução da evasão escolar - inclusive com o aumento de mais alunos da Educação de Jovens Adultos, são fatores que contribuem para garantir o sossego e a tranquilidade da população.

"Sabemos que segurança pública é um desafio gigantesco, mas a parceria com as Polícias Militar e Civil, e com as demais instituições que trabalham no combate à criminalidade, também contribuiu para essa redução. Além disso, nossos investimentos na área com o circuito de videomonitoramento em toda a cidade, a instalação de um novo e moderno sistema de iluminação pública e a implantação do Conselho Municipal de Segurança também foram fatores importantes para esse resultado positivo. Na nossa administração, sempre tivemos o compromisso e tratamos como prioridade, assegurar os meios para que o povo de Santana do Mundaú se sinta tranquilo e seguro no lugar que escolheu para viver", disse.