Prefeitura apoia mais uma ação de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos

Por Assessoria - publicado em 26 de Setembro de 2019 às 07:24:35

Com o apoio da Prefeitura de Santana do Mundaú, foi realizada nesta quarta-feira (25), mais uma ação de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos. A iniciativa que contemplou os pequenos produtores agrícolas, foi realizada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), também teve apoio da ADEAL, Emater, InforCampo, Construagro, Comapal e ADRAAL.

Representando a administração municipal, o secretário de agricultura, Cícero Manoel acompanhou, ao lado dos fiscais da ADEAL, Josean Leite e Luiz Carlos, e do gerente administrativo da ADRAAL, Licínio Loureiro, a ação que visa preservar o meio ambiente e a saúde da população. “O recebimento itinerante é uma ferramenta que foi criada para inserir o pequeno agricultor em todo o processo de destinação ambientalmente correta das embalagens de agrotóxicos, que são agentes contaminadores e podem trazer riscos à saúde deles e do meio ambiente. Por isso, mais uma vez, o prefeito Arthur Freitas destinou todo o apoio necessário para a realização da campanha”, disse.

Como funciona:

Ao agricultor compete devolver a embalagem tríplice lavada e perfurada, no prazo de um ano a contar da data da compra do produto, no local indicado na nota fiscal. Ao comerciante cabe disponibilizar ao agricultor um local para a devolução das embalagens vazias e indicá-la na nota fiscal.

O fabricante do produto deve encaminhar as embalagens devolvidas pelos agricultores ao seu destino final, que é a reciclagem ou incineração. A competência do poder público é fiscalizar todo o processo e implementar ações educativas junto a todos os envolvidos da cadeia.