Estudantes participam de atividades da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

Por Assessoria - publicado em 22 de Julho de 2019 às 06:40:01

Com o objetivo de incentivar o debate e a prática das ações de Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar, as Unidades de Ensino atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, estão promovendo a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional. A iniciativa visa à promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil, tendo como agente transformador da alimentação, as merendeiras.

Na Escola Municipal João de Melo Mendonça no Sítio Brejo Grande, pais e alunos participaram de uma série de atividades conduzidas pela professora Mirela e a merendeira Simone Souza. Na oportunidade, as profissionais destacaram a importância de uma refeição nutritiva. De acordo com Simone, por meio das experiências apresentadas na Jornada, as crianças têm demonstrado mais disposição para experimentar novos alimentos, especialmente os vegetais. “Meu desafio diário é preparar refeições boas e saudáveis para os nossos alunos. Quando faço um prato e vejo as crianças cheias de alegria, é gratificante demais”, afirma a merendeira.

A secretária de educação, Daniele Márcia, destaca que, no processo de promoção de hábitos alimentares saudáveis, o trabalho das merendeiras envolve não só o preparo, a higienização de áreas físicas e a distribuição da alimentação escolar, mas, sobretudo, juntamente com o nutricionista, elas têm a responsabilidade de dar sabor, aroma e textura aos alimentos, além de compreender todo o processo de produção da refeição e a relevância que o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) tem no dia a dia dos estudantes. "Essa ação reforça a política de saúde, alimentar e educacional da gestão do prefeito Arthur Freitas, e tem como principal objetivo, conscientizar nossas crianças - desde pequenas, sobre a importância da alimentação saudável. Além disso, também mostramos aos pais como todo nosso sistema educacional está empenhado em colaborar para a qualidade alimentar a fim de garantir um maior rendimento do nosso alunado, afinal, é comprovado que uma criança bem nutrida tende a ter mais atenção e desenvoltura no aprendizado", afirma.