Imprensa

Noticias

Dia da Consciência Negra é celebrado por estudantes

Por Assessoria - publicado em 21 de Novembro de 2018 às 06:07:05

Para celebrar por meio de manifestações culturais o dia da Consciência Negra,a escola Absolon Correia de Melo, promoveu a integração entre os alunos com a realização do projeto "Tudo começa pelo respeito". Com apresentação de danças africanas, culinária, pinturas corporais, quadros, capoeira e desfile de beleza negra, os alunos da escola Monsenhor Clóvis Duarte e os integrantes do SCFV/CRAS, também prestigiaram a programação.
 

Para a secretária de educação, Danielle Márcia, a iniciativa da equipe pedagógica da escola foi louvável. "Por meio de várias atividades ao longo da semana anterior, foi reforçado junto aos alunos que o ensino da cultura afro-brasileira e africana, além de conhecimento, permite a reflexão sobre as diferenças, mostrando que elas existem e são necessárias para que a população tenha diversidade cultural. Um dos principais objetivos é tentar abolir o preconceito, possibilitando aos alunos uma análise sobre suas ações em relação aos outros, de modo que prevaleça o respeito e a valorização de todas as etnias no contexto escolar", disse. 

 

Espalhados pela escola, também estavam instrumentos musicais muito usados nos cultos e festas, artesanato e diversos utensílios. "Nosso município é muito rico em história. As comunidades Quilombolas são uma prova viva que temos que valorizar e incentivar projetos como este, que cultivam a troca de experiências e mantêm viva uma tradição que ultrapassa gerações. Estão todos de parabéns pelo empenho”, concluiu a secretária. 

Notícias relacionadas