Educação reúne representantes da comunidade escolar para adotar medidas preventivas de segurança

Por Assessoria - publicado em 14 de Abril de 2023 às 07:44:43

Em uma iniciativa da Secretaria de Educação, representantes da comunidade escolar das redes municipal, privada e estadual; a Guarda Municipal; o subcomandante do 2° Batalhão de Polícia Militar, major Alessandro, e conselheiros tutelares do município, se reuniram nesta quinta-feira (13), para discutir medidas preventivas de segurança, que serão adotadas nas unidades de ensino, após os últimos episódios de violência em escolas registrados no Brasil.

“Estamos unindo esforços para garantir a integridade física e psicológica dos nossos alunos, com medidas de segurança nas escolas e cuidado reforçado à saúde mental. Destacamos que o papel de todos, é seguir as orientações das forças de segurança e não gerar pânico, evitando também o compartilhamento de ameaças e notícias falsas. Nosso próximo passo é reunir os pais dos estudantes para orienta-los que continuem atentos ao comportamento dos seus filhos e monitorem o tempo de uso nas redes sociais”, destacou o secretário municipal de Educação, André Castro.

Para o prefeito Arthur Freitas, o momento é de união e integração das instituições, com o objetivo de prevenir a violência nas escolas.

“Este é o cuidado e atenção que nossos alunos e profissionais merecem. Agradeço ao empenho dos nossos assistentes sociais, psicólogos, da Guarda Civil, comandada por Dymas Vitorino; o presidente do Conselho Tutelar, Elson Suarez; do subcomandante major Alessandro e demais representantes, pela integração das instituições visando o bem estar da nossa comunidade e agindo de forma preventiva à violência dentro e fora das salas de aula”, finalizou.

Entre as estratégias já definidas no encontro, estão: o monitoramento em todas as escolas; ronda ostensiva; ações de conscientização com entrega de folders informativos; e atividades de orientação para os profissionais saberem agir em caso de emergência. Também ocorrerão reuniões com os pais e/ou responsáveis para que eles colaborem nas intervenções e medidas que precisam ser adotadas, visando a segurança e bem estar de todos.