Prefeitura lança livro Santana do Mundaú- Cidade da Gente

Por Assessoria - publicado em 20 de Abril de 2022 às 19:25:00

A história e a cultura do município estará, a partir do 2º semestre, ao alcance das mãos dos alunos da rede municipal de ensino e de toda população mundauense. É que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com a Didáticos Editora, lançou, nesta quarta-feira (20), o livro “Santana do Mundaú, cidade da gente”. Dos autores Ana Maria Cavalcanti e Cícero Manoel, a didática obra literária que contém 156 páginas, vai integrar a grade escolar municipal, beneficiando 2500 alunos do 1º ao 9º ano.

“Coordenar o livro, que se torna um marco para o nosso município, é motivo de muita alegria. Um projeto pensado e cuidadosamente elaborado, para proporcionar a todos uma rica fonte de pesquisa, com o resgate da nossa cultura, dos fatos marcantes e, principalmente, unindo passado e presente, do trabalho e da trajetória do povo que ajudou a construir e desenvolver Santana do Mundaú. Desejo que o livro desperte, principalmente nos jovens e crianças, a descoberta e valorização da nossa história”, disse a primeira-dama e coordenadora do projeto, Katherine Farias.

Para a autora, professora Ana Maria Cavalcanti, o momento é de emoção e alegria. “Escrever sobre os nossos antepassados e mostrar aos jovens como se deu a construção e quem foram os pilares importantes da nossa história, com a finalidade de entender o nosso passado para explicar o presente, é motivo de honra e felicidade”, destacou.

Já para o cordelista e também autor, Cícero Manoel, o livro será uma importante ferramenta de incentivo à leitura e a escrita. “Foram meses intensos de pesquisa. Agradeço a todos que contribuíram e apoiaram a realização da obra, que será entregue aos nossos alunos, os incentivando a saber mais sobre a rica história da nossa cidade”, disse.

O secretário de Educação, André Castro, destacou a alegria em lançar o novo projeto, que beneficiará os jovens estudantes.

“O livro é uma fonte de conhecimento e pesquisa riquíssima, além de ser resultado do compromisso da gestão do prefeito Arthur Freitas em preservar a nossa identidade cultural, e fazer com que os alunos, nas salas de aula, possam explorar e conhecer uma história tão importante como a de Santana do Mundaú” disse.

Para o prefeito Arthur Freitas, a preservação da memória e da história da cidade é o que torna o lançamento da obra ainda mais especial.

“Por meio desta obra literária, estamos apresentando Santana do Mundaú aos mundauenses e aos alagoanos, desde a sua fundação, aos dias atuais. Enquanto gestor, sinto-me honrado em fazer parte deste momento histórico, e por isso, vamos enviar um projeto de lei à Câmara Municipal para instituir, na grade escolar da nossa rede de ensino, a matéria da história da cidade, fazendo com que esta e futuras gerações, conheçam as nossas origens, tradições e cultura de forma permanente. Com o sentimento de alegria e gratidão, desejo que todos desfrutem desse projeto, cuidadosamente elaborado, para reforçar o legado do nosso município”, afirmou o gestor.

O evento contou com a presença do representante da Didáticos Editora, Christian Tenório; além de apresentações culturais do repentista Everaldo Caetano e do Grupo de Dança Império Urbano. A Prefeitura também disponibilizou uma estrutura com tenda para exposição de produtos dos artesãos locais, como dona Raimunda, Eliane da Jussarinha, Nayane, Cícero, Nado, Manoel (miniaturas de barro), Jeane, Manoel Alves, Estacinho e Rosivaldo. Estiveram presentes o presidente, Nego das Brenhas, e os vereadores Alex Freire, Juarez Salustiano, Kelly Correia, Genor Alves, Egberto Batista - Tôta e doutora Inez, além de alunos da rede municipal e secretariado.