Prefeitura realiza evento de encerramento do Outubro Rosa e lança programa de fortalecimento da saúde da mulher

Por Assessoria - publicado em 26 de Outubro de 2021 às 07:20:00

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, na noite desta segunda-feira (25), um grande evento que marcou o encerramento do Outubro Rosa - campanha de combate e prevenção ao câncer de mama. Com apoio das secretarias de Assistência Social e Educação, a ação que ocorreu no centro da cidade, promoveu momentos de autocuidado com a oferta simultânea de serviços como: esmaltação, modelagem de cabelos, massagem, auticuloterapia e spa dos pés; além de dinâmicas, palestras de conscientização, depoimentos emocionantes de quem venceu a doença; apresentação musical, distribuição de lanches e sorteio de brindes como: ventiladores, chapinhas e sanduicheiras.

Na solenidade, a secretária de saúde, Paula Cavalcante, destacou a importância da promoção e prevenção à saúde e anunciou o lançamento do programa Circuito da Mulher. “Como marca da gestão do prefeito Arthur Freitas, durante todo o mês de outubro, intensificamos as ações em benefício da mulher mundauense; e, com a rotina normalizando, proporcionamos esse momento ímpar que marca a retomada dos nossos eventos presenciais. Também aproveitamos a oportunidade para lançar o Programa Circuito da Mulher, que além de fortalecer o vínculo das nossas pacientes com a equipe de saúde da família, contribuirá para o acompanhamento e a realização dos exames considerados de rotina, assegurando a prevenção, e ainda, presenteando com brindes, as nossas 250 participantes desta primeira etapa - uma forma de incentivar a mulherada”, explicou.

Ao lado da primeira-dama, Katherine Farias, o prefeito Arthur Freitas, destacou a importância do evento. “A saúde da mulher sempre teve nossa total atenção, e a realização desse momento, vem para coroar a atuação de toda a equipe da Secretaria após a intensificação de ações em alusão ao Outubro Rosa. Mais do que tratar, a gente quer prevenir; e isso só se torna possível com o autocuidado e a atenção necessária à saúde. Muitas vezes, por estar cuidando dos filhos, do companheiro, ou com a rotina atropelada por conta dos afazeres e trabalho, a mulher se deixa em segundo plano, quando na verdade, deve ter o compromisso consigo mesma. O compromisso de se cuidar, se tocar e estar em dia com seus exames de rotina. Nossa equipe está pronta e preparada para o suporte necessário à saúde da mulher mundauense”, disse o gestor.

Secretários municipais, o presidente da Câmara, Nego da Brenhas (MDB), e os vereadores, Juarez Salustiano (PSB), Tôta (MDB), Alex Freire (PSB) e Dra. Inez (MDB), também estiveram no evento.