Coronavírus: prefeito decreta estado de calamidade pública em Santana do Mundaú

Por - publicado em 19 de Março de 2020 às 18:35:06

Na tarde desta quinta-feira (17), após convocar uma reunião emergencial com o secretariado, o prefeito Arthur Freitas decretou situação de calamidade pública no município de Santana do Mundaú, devido ao coronavírus. “Todas as medidas que adotamos, seguem as orientações de órgãos governamentais e organizações internacionais de saúde para a prevenção da doença e redução dos riscos de contaminação da pandemia no nosso município” destacou o gestor.

No decreto, a administração pública determina, entre outras coisas, a suspensão das aulas, das consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde – UBS; das atividades desenvolvidas pelos grupos do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, do Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS; bem como, ficam suspensos no período de 30 dias a contar de 23 de março, a realização de shows, eventos, inaugurações, e espetáculos em público, seja de iniciativa pública ou particular, incluindo cursos de capacitação pessoal, independentemente do número de pessoas em estado de aglomeração. Essa determinação também se aplica a eventos esportivos; escolas de futebol e demais modalidades desportivas, incluindo academias.

O prefeito salienta que essas medidas reforçam a situação de urgência que o mundo todo vive atualmente. “É preciso que cada um tome absoluta consciência de que a luta contra o novo Coronavírus é uma luta de todos. Desde o início da pandemia, nossa equipe vem monitorando as notícias e traçando um planejamento para que a gente possa - seguindo a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), buscar meios de prevenção ao contágio. É um momento delicado e todo esforço é necessário para preservar a saúde da nossa população” concluiu Arthur Freitas.

Veja o decreto na íntegra aqui